sexta-feira, 30 de outubro de 2009

ABM (newsletter): Balanço do MOLDES ABM 2009

Em matéria de Juliana Nakamura, mais um balanço do MOLDES 2009, da ABM. Em news letters: do site da ABM, do site Moldes e Injeção de Plásticos e na página do site da Messe. Todos de julho/09:


Moldes 2009 mostra o que falta para as ferramentarias brasileiras serem mais competitivas

Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração
20/07/2009


Embora disponha de know-how tecnológico, as ferramentarias brasileiras precisam investir em modelos de gestão mais avançados se quiserem fazer frente aos principais players internacionais em crescimento, como a China, Índia e Nigéria. Essa foi a principal conclusão extraída do Moldes 2009 - 7º Encontro da Cadeia de Ferramentas, Moldes e Matrizes, realizado pela ABM entre os dias 15 e 16 de julho, em São Paulo.

Em mesa redonda que discutiu critérios para aquisição de moldes, representantes de empresas como Yamaha (motocicletas), Electrolux (linha branca), Tigre (insumos para construção civil) e Samkwang (artefatos para telefonia) contaram que têm preferido reativar ferramentarias internas e adquirir moldes no exterior, em vez de contratá-los junto aos fornecedores nacionais.

Os motivos para isso vão dos longos prazos de entrega e de corpos técnicos deficientes até a pouca flexibilidade para realização de alterações em produtos em desenvolvimento e a incapacidade das empresas para assumir pedidos grandes de um mesmo cliente.

“Apesar dos 60 dias gastos no transporte marítimo, ainda é mais rápido e seguro comprar um molde produzido na China do que um similar fabricado em Joinville, que está a poucas horas da nossa unidade”, disse Flávio Monich, gerente de engenharia industrial da Electrolux. “A realidade é que as ferramentarias demonstram saber muito sobre os seus processos internos, mas não tanto sobre as necessidades de seus clientes”, reclamou Anderson Miranda da Silva, da Tigre.

Com uma demanda anual de aproximadamente 600 peças, a Tigre reativou uma ferramentaria interna em 2002 motivada pelo descumprimento de prazos praticado pelos fornecedores nacionais. Hoje, segundo Silva, cerca de 30% dos moldes utilizados pela Tigre são produzidos internamente, especialmente aqueles de alta e média complexidade.

“No caso dos moldes para abastecer a indústria de telecomunicações, que exigem elevado grau de precisão associado a processos produtivos velozes e custo competitivo, a situação é ainda pior”, acredita Carlos Henrique Gomes Jardim, da Samkwang. Na empresa, que produz componentes para aparelhos celulares, metade dos moldes utilizados é importada, a maior parte da Coréia, onde produzir uma peça com ótima qualidade em apenas cinco dias é uma realidade, informa Jardim.

Para Christian Dihlmmann, editor da revista Ferramental, o mal que atinge as ferramentarias brasileiras não diz respeito à competência técnica, mas à falta de visão empresarial. “Um indicador disso é o fato de que 1/3 dos expositores da Intertooling deste ano virem da China, enquanto não vemos o mesmo número de empresas de Joinville, que é um pólo importante nesse segmento e certamente está muito mais próximo”, comentou Dihlmmann.

Outro problema, para o engenheiro Jefferson de Oliveira Gomes, professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), é que as ferramentarias brasileiras tentam produzir diversos tipos de molde, em vez de se especializar no atendimento a um nicho específico do mercado. “Além disso, infelizmente os nossos projetos não têm privilegiado a inovação”, destacou Gomes.

A opinião é compartilhada pelo consultor Wagner Aneas, diretor da W. Annex, que dividiu a coordenação do Moldes 2009 ao lado de Paulo de Tarso Rossi Haddad. “O momento exige das ferramentarias nacionais gestão mais profissional, análise introspectiva sobre fragilidades e potencialidades, além de maior pró-atividade”, resumiu Aneas.

Intertoolging e Enafer
O Moldes 2009 foi realizado paralelo à Intertooling Brasil 2009 - Feira e Congresso Internacional de Tecnologia de Ferramentais, em São Paulo, que contou com a participação de cerca de 100 expositores e aproximadamente 2.000 visitantes. Entre os participantes estiveram empresas fabricantes de ferramentais, que desenvolvem moldes para injeção de alumínio, plástico, além de ferramentas de corte, dispositivos e sistemas para usinagem especializada.

No último dia da Intertooling 2009, o Núcleo de Usinagem e Ferramentaria da Acij (Associação Empresarial de Joinville/SC) promoveu II o Enafer - Encontro Nacional de Ferramentarias em paralelo à feira. O ponto alto da programação foi a apresentação, discussão e validação do planejamento estratégico do setor ferramenteiro nacional para os próximos 15 anos, visando colocar o Brasil em posição de destaque mundial na comercialização de moldes e ferramentais.


Fontes:
http://www.abmbrasil.com.br/news/noticia_integra.asp?cd=3120
http://www.moldesinjecaoplasticos.com.br/noticia.asp?codigo_noticia=57
http://feiras.messebrasil.com.br/intertooling/noticia-334.htm
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