terça-feira, 26 de outubro de 2010

Moldes ABM 2010 abordou ameaças e oportunidades do setor



Com uma diversificada grade, a programação do 8º Encontro da Cadeia de Ferramentas, Moldes e Matrizes mesclou assuntos como as ameaças externas para o segmento de ferramentaria e o que pode ser feito internamente no País para superar esses desafios. “Existem clientes que querem ser atendidos com produtos e serviços nacionais, porém exigem qualidade, e isso está repercutindo no setor”, comenta Paulo de Tarso Rossi Haddad (foto), membro da comissão organizadora do evento.

Para o supervisor de Assistência Técnica da Villares Metals, o Brasil já possui máquinas modernas, software e materiais, o que falta é utilizar, de forma mais organizada, o conhecimento que a academia oferece. “Neste evento, chamamos a atenção para um risco que existe. E enquanto não ganhamos a luta política sobre a entrada de moldes no País (devido ao câmbio e aos impostos), existem coisas que podem ser feitas pelos próprios integrantes da cadeia” afirma Paulo Haddad.

Wagner Aneas, coordenador do evento, alerta sobre a necessidade de o setor estar engajado para defender os interesses da cadeia. “Este é um segmento promissor, capaz de gerar tecnologia e inovação. É preciso existir uma cultura de mobilização para que possamos atuar melhor na globalização”. Wagner considera o setor competente, porém com necessidade de aprimorar o sistema de gestão, tornando-o mais eficaz, uma vez que as montadoras são muito unidas e, por isso, alcançam os objetivos.

Em relação ao evento, o coordenador acredita que a estrutura está se consolidando. “Estamos crescendo e adquirindo knowhow”. Com o intuito de tornar a comunicação mais eficaz e disseminar ainda mais as informações sobre a cadeia ferramenteira, o Moldes ingressou nas mídias sociais e agora mantém um blog (www.blogdomoldes.blogspot.com) e está presente no Twitter (@moldesabm), no Flickr (www.flickr.com/photos/moldesabmworkshop) e no Slide Share (www.slideshare.net/moldesabm), por exemplo.

Paulo Haddad acredita que os workshops mensais atraem um público novo para o evento. “Estamos no caminho certo, retomando o crescimento após a crise”. O Moldes 2010 recebeu 142 participantes, de 7 estados brasileiros, cinco expositores, foi patrocinado por seis grandes empresas (Villares Metals, Cerlikon Balzers, Sandivik Coromant, GRV Software, Bodycote Brasimet e Femaq Fundição) e recebeu apoio de 31 entidades.


transcrição da newsletter da ABM
Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração
de 31/08/2010


http://www.abmbrasil.com.br/news/noticia_integra.asp?cd=3725&utm_medium=email&utm_source=IQDIRECT&utm_campaign=Boletim+ABM+-+31+de+agosto+de+2010+%95+ano+6+%2F+n%B0+56+234439&utm_term=wagneraneas@ig.com.br




... postado por Wagner Aneas (Membro da Comissão Organizadora) @wagneraneas

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Serão deletados todos os comentários que se destinam a promoção ou divulgação de produtos, serviços ou outras páginas na web.