terça-feira, 26 de outubro de 2010

Moldes ABM 2010 – Registro do Encontro Anual

Reunindo projetistas, fabricantes, fornecedores e usuários de ferramentas, a ABM promoveu nos dias 11 e 12 de agosto, a 8ª edição do Encontro da Cadeia de Ferramentas, Moldes e Matrizes, o Moldes 2010.

O evento foi realizado na sede da entidade, à Rua Antonio Comparato, 218, Campo Belo, São Paulo, em torno do tema central ‘Soluções para o aumento da competitividade’.

A programação contou com a apresentação de 15 trabalhos nas áreas de Manufatura (11), Gestão (2) e Projeto (2), seis palestras, duas mesas-redondas, exposição dos patrocinadores e visita técnica à planta da Villares Metals, em Sumaré (SP).

A abertura oficial, às 9 horas, contou com o presidente da ABM, Karlheinz Pohlmann, seguida de pronunciamento de um dos coordenadores do evento, José Gerson Bortoleto (Hydro Aluminium).

Em seguida, a empresa anfitriã do evento - Villares Metals, deu as boas-vindas aos participantes.

Ás 9h25 aconteceu a palestra “Importação de moldes e matrizes usados da Ásia: riscos para o setor ferramenteiro”, pelo diretor da Tribomat, Carlos Manoel Carvalho. A programação da manhã encerrou-se com a apresentação de três trabalhos sobre: análise de falhas em moldes e matrizes; comportamento de aços ferramenta em tratamentos térmicos de ciclos curtos; e análise do desgaste de ferramentas no fresamento de acabamento do aço D2 endurecido.

Tarde
Os trabalhos retornaram às 13h30 com a apresentação de estudo de caso sobre fadiga térmica em moldes de injeção de alumínio com tratamento de superfícies duplex e um trabalho sobre a influência dos parâmetros de tratamento térmico e da nitretação sob plasma no endurecimento do aço inoxidável martensítico AISI 420.

Às 14h30, Carlos Eduardo Pinedo (Heat Tech) apresentou um panorama do 18º IFHTSE” - evento da Federação Internacional de Tratamento Térmico e de Superfície realizado em paralelo ao 65º Congresso da ABM, em julho, no Rio de Janeiro.

A programação prosseguiu com a apresentação de mais três trabalhos sobre Oxinitrocarbonetação aplicada a componentes de moldes e matrizes, processo de fundição Hybrid® ; e estudo do springback na conformação de segmentos complexos através de modelamento em 3D, análise não linear e o uso do laser tracker.

Às 16h55, Raquel Mattos, Haroldo Stabile e Cleber de Oliveira (Jaguarmold) abordaram o tema ‘Planejamento estratégico para uma ferramentaria’.

Os trabalhos do primeiro dia do evento, encerraram com a mesa-redonda: ‘Por que as ferramentas falham?’ Luiz Roberto Hirschheimer (Techniques Surfaces do Brasil) atuou como moderador dos debates. Participaram: José Britti Bacalhau (Villares Metals), Rafael Agnelli Mesquita (Uninove) e Devanir Brichesi (Deluma).

Dia 12, quinta-feira


Manhã
A palestra “Novas perspectivas de negócios e tendências tecnológicas em veículos comerciais”, a cargo de Decio Del Debbio (Mercedez Benz / SAE Brasil) abriu, às 8h30, a programação do segundo dia.

Na sequência foram apresentados quatro trabalhos sobre: Indicadores para melhorar o resultado da ferramentaria; desenvolvimento de um índice de desempenho dinâmico (IDDYN) para avaliação da estratégia de usinagem em máquinas-ferramentas; inserção da interpolação Spline na manufatura de superfícies complexas; e análise comparativa entre os processos de fresamento 3 e 5 eixos para a fabricação de moldes.

Ás 11h30, Maria Teresa Roscoe (Fundação /Don Cabral) abordou o tema “Desafios das empresas familiares”.

Tarde
Três trabalhos foram apresentados a partir das 13h40: ‘Desenvolvimento de molde com software parametrizado’; ‘Processos de auxílio à criatividade “organização e práticas criativas no combate à concorrência’; e ‘Desenvolvimento de tijolos poliméricos injetados utilizados como um novo modelo estrutural’.

Às 15h30 ocorreu a palestra ‘Produção em alta velocidade – usinagem mais veloz e com precisão e acabamento superiores’, por Silvio Antonio Bauco (Sandvik Coromant)

“Critérios para a aquisição de moldes e matrizes’ foi o tema de debates da mesa-redonda que iniciou às 16h10. participaram: Christian Dihlmann (Revista Ferramental) como moderador, André P. P. da Silveira (Astra), Antônio de Melo Mota Júnior (Saint Gobain) e Haroldo José Stabile (Jaguarmold).



... postado por Wagner Aneas (Membro da Comissão Organizadora) @wagneraneas

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Serão deletados todos os comentários que se destinam a promoção ou divulgação de produtos, serviços ou outras páginas na web.