quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Moldes ABM 2011 traz soluções para aumentar a competitividade do setor




Produtores de aços especiais, projetistas, empresas de tratamento térmico e de ferramentarias, entre outros profissionais, acompanharam as atividades do primeiro dia do 9º Encontro da Cadeia de Ferramentas, Moldes e Matrizes – Moldes ABM 2011, importante evento para a comunidade técnico-científica ligada ao setor. Na sede da ABM, eles tomaram ciência do panorama geral da área e do mercado, por meio dos pronunciamentos de autoridades, que introduziram os temas abordados posteriormente por palestras, trabalhos técnicos e mesa-redonda.

Sílvio Antônio Bauco, um dos coordenadores do evento, reforçou com os participantes o principal objetivo do Moldes ABM que é “promover e difundir o conhecimento técnico-científico e de gestão nas atividades relacionadas à cadeia de ferramentas, moldes e matrizes, tornando-a competitiva frente aos desafios do mercado globalizado”.

“O mercado sempre gera boas oportunidades, mas precisamos conhecer bem nosso negócio e o segmento em que atuamos. Somente assim saberemos qual direção seguir para nos manter competitivos”, ressaltou. Ele ainda enfatizou que o conhecimento a respeito de novas tecnologias é o grande diferencial, bem como o preço, prazo e a qualidade, que continuam sendo fatores primordiais para a eficácia e a geração de valores aos produtos e serviços.

Horacídio Leal Barbosa Filho, diretor-executivo da ABM, reforçou a diversidade de profissionais ali presentes, essencial para enriquecer o evento. “Estamos vivendo outro momento agudo da crise financeira internacional, o que torna mais difícil a vida das nossas empresas. Há soluções que estão fora do nosso alcance, mas, mesmo assim, podem sofrer a influência da nossa atuação. É o caso dos problemas tributários e cambiais que afetam importação e exportação, para os quais a saída é atuar em conjunto, enquanto setor, próximo aos órgãos decisórios”, enfatizou.

Mas alertou que a busca por competitividade começa dentro da empresa, com aquisição ou desenvolvimento de novas tecnologias, melhorias nos equipamentos já existentes, no gerenciamento de custos e processos e com investimentos em treinamentos. Por essas razões, eventos como o Moldes 2011 são importantes porque, como explicou, são as pessoas que vão fazer a diferença, tanto na operação das máquinas quanto apresentando ideias para melhorias ou inovações e, para isso, precisam estar capacitadas.

Remetendo a trechos do artigo ‘A desindustrialização que ameaça o Brasil’, de José Milton Dallari, o diretor da ABM, Antônio Siqueira Viana, comentou o risco que o Brasil corre de se transformar apenas em um grande revendedor de produtos tecnológicos e se desindustrializar, pois se importa muito mais produtos com alguma tecnologia agregada do que se exporta.

"A substituição da produção local pela importação de produtos chineses - sejam eles componentes ou mercadoria acabada - leva, a longo prazo, ao sucateamento do parque industrial brasileiro", diz Dallari em seu artigo. Complementando o pensamento, Viana comenta que o preço mais baixo do produto final pode ser bom para o consumidor, mas é ruim para o trabalhador brasileiro que acaba perdendo seu emprego para estrangeiro.

“É esse modelo que precisa ser revisto. Se o atual perfil de investimento em produção for mantido, a China se mostrará ainda mais inalcançável no futuro. Devemos fazer a nossa parte e não deixar que os outros a façam por nós”, alertou. “Quanto mais se importa tecnologia agregada, menos necessitamos de nossa mão de obra. Precisamos convencer os jovens qualificados a permanecerem no Brasil e impedir que eles busquem novas oportunidades no exterior.”


Foto 1: Sílvio Antônio Bauco, Horacídio Leal Barbosa Filho, Antônio Siqueira Viana, Celso Antônio Barbosa, da Villares Metals (anfitriã do evento), e Ubiratan Maués, diretor regional da ABM São Paulo.




Fonte:
Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração
Newsletter de 11/08/2011
http://www.abmbrasil.com.br/news/noticia_integra.asp?cd=4277


... postado por Wagner Aneas (Membro da Comissão Organizadora) @wagneraneas

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Serão deletados todos os comentários que se destinam a promoção ou divulgação de produtos, serviços ou outras páginas na web.