segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Moldes ABM 2011 debate como aumentar a eficiência de investimentos em P & D




O acirramento da competitividade tem apresentado às organizações cada vez mais desafios que vão além da qualidade dos produtos e oferta de melhores preços. Com a crescente facilidade de acesso à tecnologia, a inovação deve ser constantemente incentivada entre os funcionários e, quanto mais eles entenderem a cultura da empresa, maior é a chance de sobrevivência do negócio.

Foi com esse viés que renomados especialistas debateram o tema ‘Inovação na Cultura Organizacional: como você está administrando a sua empresa?’ durante o 9º Encontro da Cadeia de Ferramentas, Moldes e Matrizes – Moldes ABM 2011, no último dia 10. “Inovar é fazer algo diferente que tenha importância para os outros e ganhos para a empresa”, explica Reynaldo Marcondes, professor de administração da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Para ele, a competição exige o desenvolvimento de outra visão estratégica, de dentro para fora, repensando a organização para torná-la apta a inovar e dominar as oportunidades emergentes. O fator humano continua sendo a peça-chave para o sucesso. “A cultura organizacional é o conjunto de crenças e valores arraigados que orientam as decisões das pessoas, além de exprimir a identidade da empresa. Ela é aprendida e partilhada”, enfatiza.

“Devemos permitir o uso de nossas patentes por terceiros e, da mesma forma, utilizar as tecnologias desenvolvidas por outros, conforme a conveniência, pois boas ideias fora da empresa podem contribuir para o negócio”, diz Marcondes referindo-se ao modelo Open Innovation ou então Inovação Aberta. “O maior desafio é promover e manter a integração entre as pessoas de diferentes níveis hierárquicos e áreas da empresa com os parceiros externos.

"É preciso desenvolver relações de confiança, valores e competências, complementou Alceri Antônio Schlotefeldt, professor do Senai, referindo-se a trabalho em equipe, busca por novas oportunidades, criatividade e foco em resultados. Essas características, por exemplo, compõem a identidade da instituição, que apoia a competitividade da indústria brasileira com projetos de pesquisa aplicada em parceria com empresas, incentivo à inovação, proteção à propriedade industrial, prospecção e difusão de tecnologias.

Schlotefeldt apresentou as ações que o Senai de Santa Catarina desenvolve para disseminar a cultura de inovação entre alunos e docentes. “É preciso melhorar ainda mais a ponte entre universidades e empresas no Brasil e aumentar a mentalidade inovadora por meio da educação.

Já Valter Pieracciani, do Centro Latino Americano para a Inovação, Excelência e Qualidade (Claeq), estimulou a reflexão dos participantes do evento, levantando algumas questões: ‘Estamos abertos às mudanças? Temos uma estratégia de inovação? Podemos assegurar que a inovação e as ideias são gerenciadas para resultados? Valorizamos os que fazem a diferença nesse campo?’. Em sua opinião, é importante ter a visão da inovação como estratégia, centro de cultura e força motriz da companhia. “Precisamos mudar a prática, criar intimidade com os riscos, tolerar os erros e reconhecer os acertos”, reforçou.

Valdecir de Oliveira Pereira, diretor de desenvolvimento da GRV Software, empresa voltada para a gestão de ferramentaria, destacou que a principal preocupação tem que ser do dono da empresa. “Ele não precisa operar a máquina, mas deve saber tudo o que pode extrair dela.” Como exemplo, o especialista citou a história profissional de Bernardinho, técnico da seleção brasileira masculina de vôlei, retratada no livro ‘Transformando Suor em Ouro’. “Ele pegou o time na sua pior fase, sem vitórias, e hoje é um dos palestrantes mais requisitados por grandes empresas em busca de um diferencial competitivo no mundo dos negócios.

Valdecir, que acredita que a vontade de inovar deve ser maior que só ganhar dinheiro, propôs um exercício aos participantes do evento. “Coloque-se no lugar de seus clientes. Você compraria seus próprios produtos e serviços?


Fonte:
Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração
Newsletter de 16/08/2011
http://www.abmbrasil.com.br/news/noticia_integra.asp?cd=4285


Serviço:
Participaram da Mesa Redonda em 10/ago durante o Moldes ABM 2011

Debatedores:
Alceri Antônio Schlotefeldt - Senai SC
Reynaldo Marcondes - Universidade Presbiteriana Mackenzie
Valdecir de Oliveira Pereira - GRV Software
Valter Pieracciani - Centro Latino Americano para a Inovação, Excelência e Qualidade (Claeq)

Moderador:
Wagner Aneas - W.ANnex Consultoria e Representações (e Membro da Comissão Organizadora)




... postado por Wagner Aneas (Membro da Comissão Organizadora) @wagneraneas


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