segunda-feira, 1 de julho de 2013

10ª edição do Moldes ABM homenageia personalidades do setor

Para o registro:
Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração
14/08/2012


Ao longo de dez anos, o Encontro da Cadeia de Ferramentas, Moldes e Matrizes - Moldes ABM vem traçando sua história baseada no compartilhamentos de informações essenciais para que o setor cresça de maneira mais competitiva no mercado globalizado. Em reconhecimento à valiosa contribuição para o desenvolvimento de todas as edições do evento, a ABM homenageou o engenheiro Karlheinz Pohlmann e o empresário Wagner Aneas no último dia 8.

Como um dos colaboradores mais ilustres do Moldes e com espírito empreendedor, Pohlmann reforça a importância do evento para a cadeia. “A complexidade do trabalho do ferramenteiro exige boa capacitação e renovação constante do conhecimento. Por isso, é essencial que os profissionais venham para o evento, onde serão discutidas as principais questões sobre tecnologia do aço e tratamento térmico e revestimento de nanocamadas, assuntos essenciais para o desenvolvimento do setor”, salienta.

Seguindo este pensamento, ele reforça a posição da ABM como um elo muito forte entre academia, fabricante e usuário do aço. “É aqui que estão reunidos os principais atores para discutir tendências e inovações que vão gerar o crescimento da indústria”, ressalta o engenheiro que é associado da ABM desde 1976.

Formado pela Escola de Engenharia de Wuppertal, na Alemanha, Pohlmann dedicou-se durante 45 anos à Brasimet, onde começou uma sólida carreira que começou como engenheiro de tratamento térmico e chegou a ocupar cargos de diretor-presidente e presidente do conselho de administração. Ele já foi membro dos conselhos consultivos da MWM Motores Diesel, Henkel e Thyssenkrupp. Na ABM tem grande presença, tendo atuado como presidente e, agora, presidente do Conselho. 






Contribuição essencial

Outro profissional-chave para o sucesso do Moldes, é o professor e pesquisador Wagner Aneas. Como associado da instituição, sempre esteve muito próximo às discussões do setor, acompanhando todas as edições do evento como membro da Comissão Organizadora. “Antes a concorrência era entre as empresas do mesmo país, agora é mundial. Mais do que nunca, precisamos compartilhar conhecimento, repensar nosso modelo de negócios, e a ABM é o melhor lugar para isso, é a casa tecnológica”, destaca Wagner.

Ele recomenda que os ferramenteiros procurem entidades como a ABM para discutir seus interesses e alinhar informações e necessidades para que juntos possam pensar em novas soluções para os problemas que surgirão. Um dos caminhos possíveis é o Instituto Pró-Inovação e Competitividade da Metalurgia, Materiais e Mineração (IABM), que dará suporte para articular e coordenar projetos setoriais, com a vantagem de capacitação para firmar convênios com órgãos governamentais e propiciar a captação de recursos com incentivos fiscais.

Wagner é hoje diretor da W. Annex Consultoria e Representações, pesquisador do CNPq e consultor da Câmara Setorial de Ferramentarias e Modelações da Abimaq. Já foi coordenador pedagógico da Universidade Corporativa UVA – Universidade de Vendas de Aço e membro do Conselho Editorial da Revista ABM – Metalurgia, Materiais & Mineração.


Legendas:
Foto 1 – Luiz Roberto Hirschheimer, Shun Yoshida, Celso Barbosa, Pohlmann e Horacídio Leal Barbosa Filho, diretor-executivo da ABM
Foto 2 – Nelson Guedes de Alcântara, presidente da ABM, entrega placa em homenagem a Wagner Aneas 


Fonte:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Serão deletados todos os comentários que se destinam a promoção ou divulgação de produtos, serviços ou outras páginas na web.