segunda-feira, 1 de julho de 2013

Em busca de novos horizontes

Para o registro:
Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

09/08/2012

Palavra do momento quando se pensa em fomentar o crescimento da empresa, gerar riquezas e competir mundialmente, a inovação é essencial em todos os setores da indústria. O tema foi abordado de forma leve e descontraída na palestra de abertura do 10º Encontro da Cadeia de Ferramentas, Moldes e Matrizes - Moldes ABM 2012. "O que sua empresa precisa para praticar a inovação?", instigou o professor doutor Nelson Guedes de Alcântara, presidente da ABM, levando o público a reflexões.

A oportunidade para criar postos de trabalho, crescer e ser competitivo existe, mas é necessário buscar soluções novas. “Não se pode perder de vista que, para ser inovadora, a ideia deve estar no mercado, ou seja, precisa vender! Isso significa criar valor socioeconômico e ambiental, atendendo às necessidades do respectivo público”, explica o presidente, que também é diretor-executivo do Centro de Caracterização e Desenvolvimento de Materiais da UFSCar.

Passando os conceitos intermediados com vídeos e 'causos', afirmou que há três tipos de inovação: ‘Incremental’, ‘Radical’ e ‘Novos Modelos de Negócio’. O modo incremental está relacionado a melhorias contínuas, responsável por 95% das iniciativas. Um bom exemplo é a evolução do carro, hoje desenvolvido com materiais mais leves e para percorrer distâncias maiores em pouco tempo, com a grande vantagem de consumir menos combustível.

O segundo modelo envolve iniciativas radicais, como a invenção do laser, transistor, GPS, computador e telefone. Já o transporte mais rápido de mercadorias – em até 24 horas – e a venda de produtos pela internet enquadram-se em ‘Novos Modelos de Negócio’. Dessa maneira, os estoques são extintos, reduzindo custos com o armazenamento. Ele chama a atenção para que a questão, neste caso, é saber identificar uma oportunidade e não necessariamente desenvolver uma nova tecnologia.

Segundo ele, estes dois últimos tipos de inovação são os recomendados para quem quer ser líder, mas é preciso ter ciência de que haverá riscos e que os investimentos serão a longo prazo para que a empresa cresça de maneira diferenciada.

Ele recomenda: “Planejem muito bem as ações; definam o tipo de inovação que se pretende seguir; priorizem a interdisciplinaridade e não procrastinem a ideia porque o ciclo de vida dos produtos está cada vez menor”. Além disso, Nelson reforçou a importância do trabalho em equipe. “Sejam criativos, somem ideias – quando somamos estamos abrindo possibilidades – e registrem todas as ocorrências que surgirem durante o percurso.”

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Serão deletados todos os comentários que se destinam a promoção ou divulgação de produtos, serviços ou outras páginas na web.